Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: produção de vídeo

Texto completo
Autor(es):
Laura Terenciani Campoy [1] ; Soraia Assad Nasbine Rabeh [2] ; Fabiana Faleiros Santana Castro [3] ; Paula Cristina Nogueira [4] ; César Augusto Sangaletti Terçariol [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto College of Nursing - Brasil
[5] Universidade Barão de Mauá de Ribeirão - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 71, n. 5, p. 2376-2382, 2018-10-00.
Resumo

RESUMO Objetivo: produzir e validar vídeo educativo sobre manobras de esvaziamento intestinal para capacitação de indivíduos com intestino neurogênico, no processo de reabilitação intestinal. Método: estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas: produção do roteiro/storyboard, validação , produção do vídeo educativo e estudo-piloto. Ocorreu no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. Para a validação, utilizaram-se instrumentos, sendo realizada por um comitê de especialistas, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Considerou-se valor igual ou superior a 70% para validação de concordância e pertinência do roteiro e storyboard, utilizando-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: o roteiro e storyboard foram validados por 94% dos especialistas na temática e 100% dos especialistas técnicos. Após validação e gravação do vídeo, foi realizado estudo-piloto com seis indivíduos com intestino neurogênico, dos quais 100% avaliaram o vídeo positivamente. Conclusão: o vídeo poderá contribuir para a educação de indivíduos com intestino neurogênico. (AU)

Processo FAPESP: 13/16334-5 - Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: validação de material para intervenção educativa
Beneficiário:Laura Terenciani Campoy
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado