Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

COM O QUE SONHAM OS LOUCOS? PROJETOS DE VIDA DE USUÁRIO(A)S DE SAÚDE MENTAL

Texto completo
Autor(es):
Mônica Nunes [1] ; Maurice de Torrenté [2] ; Clarice Moreira Portugal [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal da Bahia - Brasil
[2] Universidade Federal da Bahia - Brasil
[3] Ministério da Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 33, 2021-12-20.
Resumo

Resumo Este artigo visa a compreender os projetos de vida formulados por pessoas com experiência de sofrimento psíquico grave e uso abusivo de álcool e outras drogas em processo de desinstitucionalização em saúde mental. Para tal, foi desenvolvido um estudo etnográfico, com finalidade de identificar interações entre operadores de desinstitucionalização, que podem ser entendidos como processos, dinâmicas ou ações que atuam sobre o cotidiano e a inserção social desses sujeitos. Pôde-se verificar que a tessitura desses projetos em direção ao futuro se apresenta como um trabalho de cuidado de si nos termos foucaultianos, em que são manejadas diversas acepções sobre a saúde, tal como concebidas por Fassin (2000). (AU)

Processo FAPESP: 19/11023-8 - Sofrimento psíquico e racismo: repercussões subjetivas em filhos (as) de famílias inter-raciais
Beneficiário:Carolyne Laurie Benícia dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica