Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Discurso do Outro e estigma no processo de formação de identidade entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP)

Texto completo
Autor(es):
Roberto Rubem da Silva-Brandao [1] ; Aurea Maria Zöllner Ianni [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[2] USP. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Política, Gestão e Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. saúde coletiva; v. 27, n. 5, p. 1965-1974, 2022-05-04.
Resumo

Resumo Com o avanço global da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) questões sobre a formação do processo (bio)identitário de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens usuários de PrEP complexificam-se para além de expressões de orientação sexual. Realizamos uma análise de conteúdo com categorias temáticas em um grupo online de usuários de PrEP orientada por abordagens de redes sociais e individualização social. Os indivíduos veem-se como PrEPsters como parte de um clube de PrEP, enquanto lidam com conflitos nas relações sexuais soro-discordantes. Discursos de autovalorização e de estigma contra pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) surgiram como temas complexos na produção dos processos de identidade em quatro domínios interconectados: (1) autovalorização como uma estratégia para minorar ansiedade e o medo relacionados à aquisição de HIV, (2) valorização de grupo e expressões de empoderamento individual, (3) controle do corpo e poder de decisão sobre saúde sexual, e (4) discursos de diferenciação, estigma e criminalização das PVHA. Paradoxalmente, discursos internos e externos ao grupo constituem e desafiam a diferenciação de identidade; indivíduos em PrEP afirmaram lutar contra o estigma do HIV/Aids, enquanto reproduzem expressões discriminatórias relacionadas a HIV/Aids em seus discursos. (AU)

Processo FAPESP: 15/16218-0 - Individualização no contexto das mudanças sociais contemporâneas: desafios para a saúde pública/coletiva no Brasil
Beneficiário:Aurea Maria Zöllner Ianni
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular