Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Atenção à Saúde Mental de crianças e adolescentes negros e o racismo

Texto completo
Autor(es):
Sônia Barros [1] ; Jussara Carvalho dos Santos [2] ; Bruna de Paula Candido [3] ; Luís Eduardo Batista [4] ; Mônica Mendes Gonçalves [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem - Brasil
[2] USP. EE. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica - Brasil
[3] USP. EE. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[4] Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Controle de Doenças - Brasil
[5] USP. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 26, 2022-06-01.
Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar estratégias utilizadas por uma equipe de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsij) na assistência a crianças e adolescentes pretos e pardos com problemas de saúde. Seus pressupostos apoiaram-se no vasto campo de estudos das relações raciais, paradigma pelo qual são feitas também as análises. Participaram 18 trabalhadores do Capsij – Brasilândia; as entrevistas foram guiadas por um questionário semiestruturado e a análise temática para interpretação dos dados foi organizado tendo raça/cor como categoria analítica. Os resultados mostram que cuidado a crianças e adolescentes que manifestam sofrimentos pela vivência do racismo, ou que o tem como uma dimensão importante, demanda do profissional espaços de sensibilização, informação e letramento para as formações raciais, assim como convoca a elaboração de estratégias de enfrentamento ao racismo institucional, sobretudo em perspectiva intersetorial. (AU)

Processo FAPESP: 18/07251-2 - O processo de cuidar em saúde mental da criança/adolescente negro em caps infantil
Beneficiário:Sônia Barros
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular