Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O demoníaco no romance Eduard Allwills Briefsammlung de Friedrich Jacobi

Texto completo
Autor(es):
Lucas Lazzaretti [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos de Linguagem - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pandaemonium Germanicum; v. 26, n. 48, p. 104-126, 2022-11-25.
Resumo

Resumo As contribuições literárias de Friedrich Heinrich Jacobi foram muito reduzidas às querelas filosóficas nas quais o autor participou. Contudo, Jacobi publicou dois importantes romances que, além da boa acolhida recebida em sua época, dialogaram fortemente com as tendências da época. O presente artigo visa analisar de que maneira o primeiro desses romances, Eduard Allwills Briefsammlung, pode servir como uma importante contribuição para a literatura moderna e para o estabelecimento de tendências e estruturas posteriormente exploradas desde o romantismo até a literatura contemporânea. Segundo nossa análise, o romance de Jacobi é marcado por um forte traço de negatividade, sendo este elemento inserido através do personagem principal, Eduard Allwill. Ao emular gêneros como o romance epistolar ou o romance filosófico, Jacobi utiliza essa negatividade como uma chave que produz efeitos de suspensão e de subversão na constituição de um novo romance. Nossa análise busca demonstrar como essa negatividade é realizada através do conceito de demoníaco, herdado da filosofia e convertido em um dos principais componentes da literatura moderna. (AU)

Processo FAPESP: 19/27014-8 - O demoníaco e a negatividade: análise de um conceito na intersecção de Filosofia e Literatura
Beneficiário:Lucas Piccinin Lazzaretti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado