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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

CINEMA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM JOHN GRIERSON: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME DRIFTERS (1929)

Texto completo
Autor(es):
Anderson Ricardo Trevisan [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sociologia & Antropologia; v. 12, n. 3 2022-11-28.
Resumo

Resumo Este artigo propõe uma análise sociológica do filme Drifters (1929), de John Grierson (1898-1972), obra que se tornou a pedra angular do Movimento do Cinema Documental Britânico. No filme, pessoas comuns aparecem em atividades laborais - no caso, pescadores de arenque no Mar do Norte. A análise visual, orientada pela metodologia de Pierre Francastel e Pierre Sorlin, em contraposição aos textos de Grierson, permitiu levantar algumas questões acerca das noções de educação e democracia que parecem orientar o diretor. Isso possibilitou a conclusão de que Drifters é uma ode ao progresso, uma propaganda da nação, de sua unidade e do sentimento de coletividade. (AU)

Processo FAPESP: 19/23656-5 - Imagens da democracia: o cinema educativo e as massas na primeira metade do século XX no Brasil e na Europa
Beneficiário:Anderson Ricardo Trevisan
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular