Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos da suplementação com vitaminas C e E na resposta inflamatória aguda em Piaractus mesopotamicus

Texto completo
Autor(es):
Fabiana Rizzo Bozzo [1] ; Gustavo da Silva Claudiano [2] ; Jefferson Yunis-Aguinaga [3] ; Paulo Fernandes Marcusso [4] ; Jair Rodini Engrácia Filho [5] ; Julieta Rodini Engrácia de Moraes [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil
[2] Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - Brasil
[3] Universidad Científica del Sur - Peru
[4] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. anim. bras.; v. 24, 2023-02-06.
Resumo

Resumo As vitaminas C e E são potentes antioxidantes que reduzem os efeitos nocivos do estresse em várias espécies, incluindo peixes. Neste estudo, avaliou-se o efeito das vitaminas C, E e sua combinação na aerocistite aguda induzida por Aeromonas hydrophila inativada em pacu. 288 peixes foram distribuídos em 4 grupos suplementados por 90 dias: G1-controle; G2-suplementado com 500 mg de Vitamina C; G3-suplementado com 500 mg de Vitamina E; G4-suplementado com 500 mg de Vitamina C + 500 mg de Vitamina E. Os peixes foram divididos em três grupos, o primeiro não foi inoculado; o segundo foi inoculado na bexiga natatória com 3 x 109 UTC de A. hydrophila inativada e a última com soro fisiológico. O exsudato inflamatório foi coletado da bexiga natatória para avaliação do componente celular e citoquímica. Os resultados mostraram maior acúmulo de leucócitos nos peixes inoculados com a bactéria. A citoquímica foi eficaz na identificação de trombócitos, linfócitos, macrófagos e granulócitos presentes no exsudato. Também foi observado que os peixes que receberam suplementação com vitaminas apresentaram maior acúmulo de células totais no exsudato com predominância de linfócitos e trombócitos. Esses resultados sugeriram que a suplementação com vitaminas melhorou as respostas imunológicas. (AU)

Processo FAPESP: 05/55788-5 - Avaliacao do processo inflamatorio induzido por tioglicolato e aeromonas hydrophila em piaractus mesopotamicus holmberg, 1887, alimentados com racao suplementada com vitaminas c e vitamina e.
Beneficiário:Julieta Rodini Engracia de Moraes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 04/13081-0 - Avaliacao do processo inflamatorio induzido por tioglicolato e aeromonas hydrophila em piaractus mesopotamicus holmberg, 1887, alimentados com racao suplementada com vitamina c e vitamina e.
Beneficiário:Fabiana Rizzi Bozzo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado