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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

“NÃO É NENÊ, ELA É PRETA”: EDUCAÇÃO INFANTIL E PENSAMENTO INTERSECCIONAL

Texto completo
Autor(es):
FLAVIO SANTIAGO [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Prefeitura Minicipal de Ribeirão Bonito - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 36, 2020-07-10.
Resumo

RESUMO: O artigo tem como objetivo contribuir com os estudos da Educação Infantil, explorando as intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero, idade e classe social estabelecidos no cotidiano de uma creche pública que atende crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de uma etnografia realizada na região metropolitana de Campinas (SP), ao longo de um ano, fazendo uso do registro em caderno de campo e de entrevistas com as docentes da unidade. Com base nas análises, pode-se destacar que as crianças, em muitos momentos, reproduzem as hierarquias pautadas na ordem patriarcal e racista, bem como que existem práticas pedagógicas sexistas-racistas na creche. (AU)

Processo FAPESP: 15/02464-0 - (Re)interpretações das intersecções entre o processo de racialização e as relações de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche
Beneficiário:Flavio Santiago
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 16/25474-3 - Despropósitos antropofágicos: contribuições dos estudos italianos para pensar pedagogias das infâncias descolonizadoras
Beneficiário:Flavio Santiago
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado