Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Masculinidades e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares

Texto completo
Autor(es):
Cinthia Torres Toledo [1] ; Marília Pinto de Carvalho [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 48, n. 169, p. 1002-1023, 2018-09-00.
Resumo

RESUMO Buscando compreender as concepções coletivas de masculinidade entre os meninos e as possíveis implicações dessas concepções em seus desempenhos escolares, realizamos uma pesquisa etnográfica com crianças de aproximadamente dez anos de idade das camadas trabalhadoras, alunos/as de uma escola pública da cidade de São Paulo, utilizando observações e entrevistas. Identificamos que ser “bom aluno” não parecia contraditório para a afirmação da masculinidade daqueles meninos; ao contrário, o engajamento escolar era reconhecido como um aspecto positivo entre eles. Para ser “bom aluno”, no entanto, os garotos precisavam conseguir jogar nas relações de poder entre pares, valendo-se de práticas de masculinidades valorizadas, (re)construindo hierarquias escolares e sociais em suas interações. (AU)

Processo FAPESP: 14/11899-7 - Sucesso escolar de meninos: relação com a escola e negociações entre pares
Beneficiário:Cinthia Torres Toledo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado