Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Indicadores de avaliação da inserção de pessoas com deficiência intelectual na Rede de Atenção Psicossocial

Texto completo
Autor(es):
Luciana Togni de Lima e Silva Surjus [1] ; Rosana Teresa Onocko-Campos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde debate; v. 41, p. 60-70, 2017-03-00.
Resumo

RESUMO O artigo apresenta indicadores para avaliação da inserção de pessoas com deficiência intelectual na Rede de Atenção Psicossocial, construídos de forma participativa junto a profissionais de serviços de saúde mental. Os resultados indicam prévias barreiras de acesso aos Centros de Atenção Psicossocial quando da constatação da deficiência; itinerários marcados pela institucionalização, tendo a internação como o primeiro acesso ao tratamento; e menor investimento em discussões sobre projetos terapêuticos pelas equipes de cuidado. Os indicadores propostos se apresentam como um dispositivo de revelação da necessária problematização da atenção psicossocial às pessoas com deficiência intelectual. (AU)

Processo FAPESP: 09/53130-3 - Pesquisa avaliativa de saúde mental: indicadores para avaliação e monitoramento dos caps III do estado de São Paulo
Beneficiário:Rosana Teresa Onocko Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS