Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pré-filtração em pedregulho e filtração lenta com areia, manta não tecida e carvão ativado para polimento de efluentes domésticos tratados em leitos cultivados

Texto completo
Autor(es):
José E. S. Paterniani [1] ; Marcelo J. M. da Silva [2] ; Tulio A. P. Ribeiro ; Melina Barbosa
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unicamp. Faculdade de Engenharia Agrícola
[2] Unicamp. Faculdade de Engenharia Agrícola
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 31, n. 4, p. 803-812, 2011-00-00.
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo comparar sistemas de filtragem, composto de pré-filtro de pedregulho seguido de filtro lento com o meio filtrante areia e no topo manta sintética não tecida e pré-filtro de pedregulho seguido de filtro lento com meio filtrante areia e carvão ativado granular e no topo manta sintética não tecida, para polimento de efluentes domésticos tratados em leitos cultivados, visando à aplicação na fertirrigação. Na comparação dos sistemas de filtragem, avaliou-se a eficiência de remoção dos parâmetros: sólidos em suspensão, turbidez, cor aparente, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, ferro, manganês, coliformes totais e E. coli. Os dois sistemas operavam 24 horas por dia, com a mesma taxa de aplicação, tratando uma vazão total final de 1,5 m³ dia-1, sendo que a taxa de aplicação para a unidade de pré-filtração era, em média, de 8,4 m³ m-2 dia-1 e para cada uma das unidades de filtração lenta era, em media, de 2,7 m³ m-2 dia-1. As unidades de pré-filtração e filtração lenta mostraram-se eficientes na redução das concentrações de sólidos suspensos, turbidez, cor aparente e DQO, como polimento de esgotos domésticos previamente tratados. O uso de carvão ativado granular, em combinação com areia, proporcionou ao filtro lento maior eficiência na remoção de sólidos suspensos, cor, turbidez, coliformes totais e E. Coli., sem com isso aumentar a perda de carga inicial. Existe a possibilidade de utilização dos efluentes para a prática da fertirrigação, sendo necessário o processo de desinfecção ou não, dependendo da cultura e o sistema de irrigação utilizado. (AU)

Processo FAPESP: 03/00344-0 - Uso da filtracao lenta e tecnicas alternativas de desinfeccao para adequacao de efluentes domesticos aos padroes de lancamento em corpos d agua e reuso.
Beneficiário:José Euclides Stipp Paterniani
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular