Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Envolvimento de equipes da atenção básica à saúde no controle da tuberculose

Texto completo
Autor(es):
Aline Aparecida Monroe [1] ; Roxana Isabel Cardozo Gonzales [2] ; Pedro Fredemir Palha [3] ; Cinthia Midori Sassaki ; Antonio Ruffino Netto ; Silvia Helena Figueiredo Vendramini [6] ; Tereza Cristina Scatena Villa [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. EERP. Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Saúde Pública - Brasil
[2] USP. EERP. Programa de Pós-Graduação de Enfermagem em Saúde Pública - Brasil
[3] USP. EERP. Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública - Brasil
[6] Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
[7] USP. EERP. Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42, n. 2, p. 262-267, 2008-06-00.
Resumo

Este estudo objetivou analisar o envolvimento de equipes da Atenção Básica à Saúde nas ações de controle da tuberculose, ante a percepção dos coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de nove municípios prioritários do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados em junho/2005 por meio de entrevista semi-estruturada com nove coordenadores e analisados pela técnica de análise de conteúdo-modalidade temática. Os resultados apontaram dificuldades para incorporação das ações de controle da tuberculose, na atenção básica, relacionadas à debilidade quantitativa e qualitativa de recursos humanos e à visão centralizada e fragmentada da organização dessas ações no sistema de saúde. A integração das atividades de controle da tuberculose na atenção básica será possível mediante organização do sistema de saúde, seguindo os princípios da atenção primária e elaboração/implementação de uma política de recursos humanos que garanta formação e capacitação contínua das equipes de saúde. (AU)

Processo FAPESP: 03/08386-3 - Vigilância a saúde de famílias com tuberculose: estratégias de intervenção
Beneficiário:Tereza Cristina Scatena Villa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático