Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estratégias de ensino e aprendizagem na Terapia Enteral domiciliar: ganhos de conhecimentos percebidos por cuidadores

Texto completo
Autor(es):
Maria Gabriela Afonso ; Luiz Henrique Arroyo [2] ; Amanda Adabo Gastaldi [3] ; Ana Carolina Belmonte Assalin [4] ; Mellina Yamamura [5] ; Fernanda Berchelli Girão [6]
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31, 2023-03-27.
Resumo

Resumo Objetivo: avaliar como diferentes estratégias educativas contribuem para ganhos de conhecimento percebidos por cuidadores de pessoas em uso da Terapia Nutricional Enteral. Método: estudo quase-experimental realizado em duas etapas; a primeira contemplou uma aula expositiva dialogada (AE) e a segunda aconteceu em dois grupos: treino de habilidades (TH) simulado in situ e leitura da cartilha educativa (CE). Os cuidadores responderam um questionário autoaplicável para avaliação de conhecimentos em pré e pós-intervenções; para a análise foi proposto um modelo linear generalizado com distribuição Poisson e as comparações foram realizadas por contrastes ortogonais. Resultados: participaram 30 cuidadores, observou-se evidência de diferença de conhecimento entre os tempos t1 e t0. A análise da comparação final sobre o aumento do conhecimento entre os grupos CE e TH, por teste t-Student, evidenciou uma diferença estimada de -1,33, com IC 95% (-4,98; 2,31) e valor de p de 0,46. Conclusão: ocorreu uma maior elevação de conhecimento entre os tempos t1 e t0, quando comparada os tempos t2 e t1 em ambos os grupos. Quando comparados, não podemos concluir que um dos grupos mudou mais que o outro em relação aos tempos t0 e t2; assim, o estudo evidenciou o ganho de conhecimento após todas as estratégias educativas nos dois grupos. (AU)

Processo FAPESP: 19/15536-0 - Uso de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem com equipe multiprofissional para pacientes em terapia nutricional enteral domiciliar: ganhos de conhecimento percebidos por cuidadores
Beneficiário:Maria Gabriela Afonso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica