Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estimulação Elétrica Neuromuscular no Envelhecimento Facial: uma Revisão Integrativa da Literatura

Texto completo
Autor(es):
Márcia Cristina Dias Consulin [1] ; Louise Idalgo Vasques [2] ; Gislaine Ricci Leonardi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Fisioter. Pesqui.; v. 30, 2023-05-15.
Resumo

RESUMO Embora seja um processo fisiológico natural, o envelhecimento é considerado degenerativo. Seus efeitos são evidentes na pele envelhecida, que apresenta redução de elasticidade, gordura e tônus muscular, assim como rugas, flacidez, alteração de contornos e sarcopenia. Tais mudanças podem gerar um estigma social e desconforto psicológico para o seu portador. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a eficácia do uso da estimulação elétrica neuromuscular (EENM), uma técnica utilizada na Fisioterapia para o treinamento muscular, visando à atenuação dos sinais do envelhecimento facial. Para isso, foi realizado um levantamento de publicações indexadas nas plataformas MEDLINE (PubMed), CINAHL, Embase, PEDro, LILACS, ERIC, Scopus, Web of Science e Google Scholar e, a partir de critérios preestabelecidos, foram selecionadas duas publicações relevantes sobre o tema. A literatura científica sobre o uso da EENM na atenuação dos sinais do envelhecimento ainda é escassa. O levantamento revelou a necessidade de uma discussão a respeito do estado atual do conhecimento. Os resultados desta revisão sugerem que a EENM pode ser um método promissor de treinamento muscular quando aplicado à atenuação dos sinais de envelhecimento. Contudo, ainda há poucas evidências quanto à eficácia da EENM na musculatura da face, visto que poucos estudos relacionam a EENM ao rejuvenescimento facial. São necessários estudos com maior rigor metodológico, a fim de minimizar vieses, e utilização de técnicas precisas de avaliação, permitindo a elucidação do mecanismo fisiológico do estímulo muscular e sua inter-relação com o sistema tegumentar e possibilitando a comprovação da eficácia da EENM na melhoria da aparência da pele facial. (AU)

Processo FAPESP: 20/08516-0 - Desenvolvimento e avaliação da eficácia de formulações cosméticas associadas ou não ao ultrassom de 5 MHz: desvendando o mecanismo de ação de estratégias para combater o envelhecimento cutâneo
Beneficiário:Gislaine Ricci Leonardi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular