Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Radiografia, ultrassonografia e antropometria como métodos de avaliação nutricional de cães

Texto completo
Autor(es):
Ricardo de Souza Buzo [1] ; Jardel Felipe Tremea [2] ; Guilherme Andraus Bispo [3] ; Bruna Silva Oliveira [4] ; Jaqueline Bizi [5] ; Wagner Luis Ferreira [6] ; Luciana Del Rio Pinoti [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. anim. bras.; v. 24, 2023-09-22.
Resumo

Resumo O estado nutricional dos cães é um tema de destaque na atualidade por ser considerado um dos cinco parâmetros vitais dos animais. Diversas são as técnicas que permitem diagnosticar afecções ou distúrbios da condição corporal desses pacientes. Embora tenha certa subjetividade, por ser uma avaliação visual e de palpação, o escore de condição corporal (ECC) é o mais utilizado para essa finalidade. O presente estudo avaliou medidas radiográficas, ultrassonográficas e antropométricas da gordura subcutânea depositada na região dorsal sobre a sétima vértebra lombar de 100 cães, comparando-se com uma classificação duplo-cega dos pacientes na escala numérica do ECC. Houve correlação positiva das medidas ultrassonográficas com o escore de condição corporal (p-valor abaixo de 2 x 10-16 e R = 0,54) e o mesmo foi observado com as medidas radiográficas (p-valor abaixo de 2 x 10-16 e R = 0,56) e avaliações antropométricas (cujo p-valor variou de 1,55 x 10-7 a 2,34 x 10-11 e seu R foi de 0,24 a 0,36). Com isso, foi possível identificar maior intensidade na relação dos exames de imagem com o ECC. Conclui-se que a radiografia e a ultrassonografia apresentam grande potencial de utilização na rotina clínica como uma forma mais precisa e acessível de diagnosticar distúrbios nutricionais. Este é o primeiro estudo a utilizar tais equipamentos juntamente com exames de imagem para contribuir para o diagnóstico precoce de mudanças no estado nutricional e promover melhorias no acompanhamento de programas de ganho ou perda de peso. (AU)

Processo FAPESP: 20/02133-1 - Avaliação antropométrica, radiográfica e ultrassonográfica do estado nutricional de cães
Beneficiário:Ricardo de Souza Buzo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica