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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação do conhecimento de gestores sobre violência de gênero na universidade

Texto completo
Autor(es):
Elisabeth Meloni Vieira [1] ; Maria Paula Panúncio-Pinto [2] ; Deíse Camargo Maito [3] ; Maria Carmen Martinez [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil
[4] WAF Informática & Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 76, n. 6 2023-12-04.
Resumo

RESUMO Objetivo: Avaliar a estrutura fatorial do instrumento de medição do conhecimento de gestores sobre violência de gênero na universidade. Métodos: Estudo transversal de caráter metodológico, realizado no período de agosto a novembro de 2020 com 101 gestores universitários. Foram coletados dados sobre características demográficas e funcionais, e o instrumento “QUEST VBG UNIV” foi aplicado. Realizou-se análise descritiva, avaliação da estrutura do questionário usando análise fatorial exploratória (AFE), e verificação da estabilidade dos fatores pelos testes ORION e FDI. Resultados: Dos 38 itens originais das 4 seções do questionário, 19 foram retidos em 2 fatores, com cargas fatoriais adequadas. O Fator 1 teve variância explicada de 15,69%, e o Fator 2 de 9,10%. A confiabilidade foi considerada satisfatória (ORION > 0,900, FDI > 0,900). Conclusões: O questionário apresentou estrutura fatorial válida e confiável para mensurar o conhecimento sobre violência de gênero, representando uma opção adequada para avaliações situacionais em universidades. (AU)

Processo FAPESP: 18/25529-8 - Percepções sobre violência de gênero no ambiente universitário
Beneficiário:Elisabeth Meloni Vieira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular