Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Contribuições da Pesquisa Narrativa Ficcional para a Pesquisa Psicológica com Populações Estigmatizadas

Texto completo
Autor(es):
Milena Jorge de Oliveira [1] ; Domitila Shizue Kawakami Gonzaga [2] ; Carla Guanaes-Lorenzi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 33, 2023-12-04.
Resumo

Resumo O presente estudo teve como objetivo apresentar um modelo de pesquisa narrativa em conjunto com a pesquisa baseada na ficção. Para isso, explicitamos seus passos e refletimos acerca de seus efeitos para pesquisa em psicologia, especificamente com populações estigmatizadas, visto o interesse em ampliar perspectivas sobre um mesmo tema. A partir da valorização da singularidade da experiência, a pesquisa narrativa permite questionar verdades absolutas e construir sentidos alternativos aos hegemônicos. Já a pesquisa baseada na ficção pode promover conexão afetiva por meio de histórias, além de garantir maior confidencialidade das informações. Descrevemos os seguintes passos metodológicos para a sistematização deste tipo de pesquisa: Escolha da pesquisa baseada na ficção, Produção de textos de campo, Passagem aos textos de pesquisa e Definição do estilo literário. Tais passos intencionam inspirar pesquisas que considerem aspectos éticos e estéticos, bem como o cruzamento da teoria com a arte. (AU)

Processo FAPESP: 20/05140-9 - Narrativas de mulheres bissexuais: desafios e potencialidades na trajetória de construção e vivência de suas sexualidades
Beneficiário:Milena Jorge de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica