Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Temporalidades e racialização de jovens gays negros: Entre memórias e imagens de futuro

Texto completo
Autor(es):
Rômulo Lopes da Silva [1] ; Leonardo Lemos de Souza [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro); n. 39 2023-12-11.
Resumo

Resumo Este artigo tem o objetivo de problematizar as singularidades presentes nas narrativas de jovens gays negros acerca das suas memórias e o que imaginam para o futuro. No contexto brasileiro, as suas experiências são atravessadas pelo racismo, homofobia e desigualdades sociais que se perpetuam ao longo das gerações ocasionando altas taxas de violência, exclusão e morte. Para compor essa discussão apresentamos reflexões, desde uma perspectiva dos estudos raciais e de gênero, de conversas realizadas com dois jovens negros e gays com o intuito de abordar as suas vivências e o que imaginam para o futuro. No diálogo construído com nossos interlocutores se revelam as singularidades presentes no modo de narrar as conexões e vínculos construídos em suas histórias de vida e como se relacionam com as narrativas de futuro, onde imaginam espaços de cuidado de si, lançando luz às resistências e possibilidades de existência encontradas pelos jovens. (AU)

Processo FAPESP: 22/10025-0 - Racismo e homofobia em memórias e narrativas de futuro: um estudo intergeracional com homens gays pretos
Beneficiário:Rômulo Lopes da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado