Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Física nuclear em comparação: César Lattes e físicos do Hemisfério Norte nos anos 1930 e 1940

Texto completo
Autor(es):
Heráclio Duarte Tavares [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de História - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Topoi (Rio de Janeiro); v. 24, n. 53, p. 505-534, 2023-08-25.
Resumo

RESUMO Entre 1946 e 1948, o físico brasileiro César Lattes teve participação central na observação experimental dos mésons. Manuseando instrumentos disponíveis nos laboratórios das Universidades de Bristol e de Berkeley, após se formar na Universidade de São Paulo, Lattes teve contato com estilos de pensamento distintos, dos quais apropriou habilidades específicas na Física nuclear. Analisarei inscrições produzidas por cientistas desses laboratórios em seus estudos sobre o núcleo, comparando suas práticas e valores. Dedicarei atenção ao saber não verbal que Lattes desenvolveu e foi portador, essencial para pensar arranjos instrumentais e identificar evidências visuais da existência dos mésons. Evidencia-se, ao longo do trabalho, sua fácil adaptação a laboratórios e sua sensibilidade para extrair dos instrumentos e teorias disponíveis o melhor que podiam dar. (AU)

Processo FAPESP: 18/05959-8 - Coletivos de pensamento em Física Nuclear em comparação: César Lattes e físicos do hemisfério Norte nos anos 1940
Beneficiário:Heraclio Duarte Tavares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado