Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Papel dos grupos funcionais zooplanctônicos em um reservatório mesotrófico raso

Texto completo
Autor(es):
Maria Carolina de Almeida Castilho [1] ; Thiago Rodrigues dos Santos [2] ; Carla Ferragut [3] ; Raoul Henry [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
[2] Instituto de Pesquisas Ambientais. Núcleo de Biodiversidade e Conservação - Brasil
[3] Instituto de Pesquisas Ambientais. Núcleo de Biodiversidade e Conservação - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 35, 2023-07-21.
Resumo

Resumo: Objetivo Os grupos funcionais do zooplâncton desempenham um papel importante no funcionamento dos lagos, são capazes de responder prontamente às mudanças ambientais e podem estar associados às mudanças no fitoplâncton. Em regiões mais quentes, as espécies de zooplâncton apresentam pequeno tamanho corporal, o que diminui sua capacidade de pastejo e atenua o controle de cima para baixo sobre o fitoplâncton. Avaliamos as mudanças na densidade e biomassa de grupos funcionais do zooplâncton e sua relação com grupos de algas na zonação horizontal de um reservatório raso (zona pelágica, sublitoral e eulitoral). Nossa hipótese é que a densidade e biomassa dos grupos funcionais do zooplâncton estão associadas a flutuações nos grupos do fitoplâncton no zoneamento horizontal do reservatório. Métodos Em um reservatório mesotrófico, as alterações na estrutura do grupo funcional do zooplâncton e nas variáveis limnológicas foram avaliadas em três zonas de amostragem: pelágica, sublitoral e eulitoral. Resultados As espécies de zooplâncton foram distribuídas em sete grupos funcionais. Evidenciou-se que a densidade e a biomassa dos grupos funcionais do zooplâncton não foram claramente associadas às variações da biomassa dos grupos do fitoplâncton. No entanto, os grupos funcionais do zooplâncton foram associados à zonação horizontal do reservatório, onde grupos específicos foram encontrados na zona pelágica, sublitoral e eulitoral. Conclusões Os grupos funcionais do zooplâncton foram relacionados com a zonação horizontal do reservatório, mas não foram associados às mudanças nos grupos do fitoplâncton devido à dominância de organismos de pequeno porte. (AU)

Processo FAPESP: 13/03130-2 - Dinâmica da comunidade de algas planctônicas, perifíticas e metafíticas em reservatório tropical raso: um estudo observacional e experimental
Beneficiário:Thiago Rodrigues dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado