Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Considerações teóricas sobre o corpo e o fenômeno da dor em Nasio e Le Poulichet: da imagem ao corpo em negativo

Texto completo
Autor(es):
Laís Augsten Galvão [1] ; Josiane Cristina Bocchi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental; v. 26, 2023-10-20.
Resumo

O presente artigo discute o papel do corpo e da imagem corporal no fenômeno da dor física a partir de J.-D. Nasio e Sylvie Le Poulichet. Aborda-se o estatuto do corpo através de um fenômeno muito presente nas subjetividades contemporâneas, como o problema da dor. O afeto da dor é pouco estudado no âmbito das escolas de psicossomática, assim como pela psicanálise. Nasio e Le Poulichet apresentam perspectivas próprias acerca do processo da dor e da compreensão sobre o corpo e sobre a imagem. Eles apropriaram-se, cada um a seu modo, dos legados do pensamento freudiano, bem como do referencial lacaniano. Para um dos autores, o corpo está mais ligado à imagem e às identificações do eu, enquanto, para o outro, o corpo é o lugar de um excesso de ordem sexual e narcísica. (AU)

Processo FAPESP: 20/07437-9 - O corpo e as formações narcísicas: uma exploração teórica inicial do problema da imagem em J.-David Nasio e Sylvie Le Poulichet
Beneficiário:Laís Augsten Galvão
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica