Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tecnologias da Informação e Comunicação na análise contextual da situação-alvo: aprimorando o desenho de cursos de CEAP online em países em desenvolvimento

Texto completo
Autor(es):
Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada; v. 39, n. 4 2023-10-20.
Resumo

RESUMO Este trabalho discute os benefícios de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na análise contextual a distância da situação-alvo durante a elaboração de um curso online de inglês para fins acadêmicos em sua perspectiva crítica. Essa análise, com foco no processo de publicação acadêmica em periódicos de alto impacto na área de ciência da computação, buscou identificar fatores que possam influenciar o aceite de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros. Crenças e a experiência de autores brasileiros foram analisadas no referido processo via questionários eletrônicos e entrevistas remotas. Ademais, pareceres de artigos de pesquisa foram estudados, e os critérios avaliativos dessa comunidade, identificados. Por meio das TICs, uma ampla análise contextual foi possível, contemplando pesquisadores localizados em diversas partes do globo. Os resultados revelam práticas de pesquisa e publicação na área que podem fundamentar o desenho de tarefas voltadas à promoção do letramento acadêmico dos alunos. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, economizar tempo e recursos, por meio das TICs, durante o desenho de cursos significa a possibilidade de investimento em um ensino relevante, que melhor atenda às necessidades discentes. (AU)

Processo FAPESP: 15/11088-1 - EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciêcia da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros
Beneficiário:Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 16/06589-4 - A abordagem da nova retórica para os estudos de gêneros: desenvolvendo cursos críticos de inglês para fins acadêmicos
Beneficiário:Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado