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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Como melhorar a mobilidade ativa em São Paulo, Brasil? Inquérito com lideranças de organizações não governamentais e com gestores públicos e privados

Texto completo
Autor(es):
Alex Antonio Florindo ; Italo Vinicius Floriano de Paula [2] ; Douglas Roque Andrade [3] ; Flávia Mori Sarti [4] ; Jorge Mota ; Maria Paula Santos ; Margarethe Thaisi Garro Knebel [7] ; Rildo de Souza Wanderley Júnior [8] ; Leandro Martin Totaro Garcia [9]
Número total de Autores: 9
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 40, n. 5 2024-06-14.
Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever um inquérito quantitativo realizado com lideranças para investigar ações efetivas, viáveis e que podem ser testadas em modelos computacionais para informar políticas de promoção da mobilidade ativa, tendo como base a cidade de São Paulo, Brasil. Em 2022, foi realizado um inquérito online no contexto da pesquisa de Atividade Física e Ambiente do Inquérito de Saúde de São Paulo, acompanhada por representantes de organizações não governamentais, gestores públicos e de entidades privadas. Foi elaborado questionário com três perguntas com 13 alternativas de respostas sobre ações para promoção da caminhada ou uso de bicicleta. As lideranças deveriam selecionar até três alternativas a partir de seu potencial em termos de (1) efetividade; (2) viabilidade ou facilidade de implementação; e (3) desejo de realizar testes em modelos computacionais para informar políticas. O inquérito foi respondido por 18 lideranças de 16 instituições, sendo 13 (72%) mulheres e 12 (67%) representantes do terceiro setor, cuja média de idade era 48 anos, todos com nível superior de escolaridade. A redução da velocidade dos veículos motorizados foi a opção mais citada nas três questões. Outras ações citadas referem-se ao controle de circulação de veículos em regiões centrais, à segurança de pedestres, à diminuição das distâncias entre residências e locais de emprego, às campanhas educativas e à ampliação e melhoria de estruturas como ciclovias e calçadas. Os resultados são relevantes para apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências na gestão pública e oferecer subsídios para a elaboração de modelos computacionais com vistas à promoção da mobilidade ativa. (AU)

Processo FAPESP: 17/17049-3 - Ambiente construído, atividade física e estado nutricional em adultos: um estudo longitudinal
Beneficiário:Alex Antonio Florindo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático