Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Competência profissional do enfermeiro para atuar em Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa

Texto completo
Autor(es):
Silvia Helena Henriques Camelo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 20, n. 1, p. 192-200, 2012-02-00.
Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as competências profissionais dos enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Utilizou-se o método de revisão integrativa, e a coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF, nos meses de agosto a outubro de 2011. Foram identificados 10 artigos, publicados nos últimos 12 anos, e o agrupamento dos dados possibilitou a construção de unidades temáticas relacionadas às competências dos enfermeiros: gerenciar o cuidado de enfermagem, executar o cuidado de enfermagem de maior complexidade, tomada de decisão, liderança, comunicação, educação continuada/permanente, gerenciamento de recursos humanos e de recursos materiais. As competências profissionais identificadas podem oferecer subsídios para traçar diretrizes para a construção do perfil do enfermeiro que atua em unidades de terapia intensiva e impulsionar/mobilizar as práticas de cuidado por esse profissional. (AU)

Processo FAPESP: 10/11224-9 - O processo de trabalho do enfermeiro em um centro de terapia intensiva: análise das competências profissionais e estratégias de gerenciamento
Beneficiário:Silvia Helena Henriques
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular