Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Adubação com esterco de curral na produção da figueira

Texto completo
Autor(es):
Sarita Leonel [1] ; Marco Antonio Tecchio [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCA. Depto. de Produção Vegetal - Brasil
[2] IAC. Centro Avançado de Pesquisa Tecnologia do Agronegócio de Frutas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 66, n. 6, p. 806-811, 2009-12-00.
Resumo

A adubação com compostos orgânicos é complementar à adubação química e especialmente necessária para a produção integrada de frutas. Trabalhos de pesquisa com adubação orgânica e nutrição mineral da figueira (Ficus carica L.) são escassos em todo o mundo e particularmente, no Brasil. O experimento teve como objetivo avaliar os efeitos da adubação orgânica com esterco de curral na produção e produtividade da figueira 'Roxo de Valinhos' em Botucatu-SP, nos ciclos de produção de 2002/03, 2003/04, 2004/05 e 2005/06. As plantas com idade de um, dois, três e quatro anos receberam os tratamentos com doses de esterco de curral correspondentes a: testemunha (sem adubação), 25%, 50%, 75%, 100%, 125% e 150% da dose recomendada de N para a cultura. As variáveis avaliadas foram número, peso e diâmetro médio dos frutos, produção por planta e produtividade. A aplicação de esterco de curral aumentou a produtividade, produção e número de frutos, havendo poucas alterações nas dimensões dos mesmos. Após os quatro anos de aplicação do esterco de curral, obtiveram-se melhores resultados com 76 a 124% de da dose de N recomendada para a cultura da figueira. (AU)

Processo FAPESP: 01/04398-1 - Efeitos da adubação orgânica no crescimento, desenvolvimento e produção inicial da figueira (Ficus carica L.)
Beneficiário:Sarita Leonel
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular