Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Digestibilidade aparente de dietas com combinações de casca de soja e feno de "coastcross" (Cynodon sp.) oferecidas para cordeiros

Texto completo
Autor(es):
Rafael Canonenco de Araujo [1] ; Alexandre Vaz Pires [2] ; Ivanete Susin [3] ; Fumi Shibata Urano [4] ; Clayton Quirino Mendes [5] ; Gustavo Henrique Rodrigues [6] ; Irineu Umberto Packer [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens
[2] USP. ESALQ. Depto. de Zootecnia - Brasil
[3] USP. ESALQ. Depto. de Zootecnia - Brasil
[4] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens
[5] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens
[6] USP. ESALQ. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens
[7] USP. ESALQ. Depto. de Zootecnia - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 65, n. 6, p. 581-588, 2008-12-00.
Resumo

A casca de soja (CS) é uma fonte de fibra alternativa que visa manter o teor de fibra em detergente neutro (FDN) e aumentar a concentração energética da dieta de ruminantes. O objetivo deste experimento foi avaliar os efeitos da substituição da FDN de feno de "coastcross" (Cynodon sp.) pela FDN da CS sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes e balanço de nitrogênio em cordeiros Santa Inês. Vinte e quatro animais (42,5 ± 3,6 kg de peso vivo e seis meses de idade) foram colocados em gaiolas para ensaio de digestibilidade e arranjados em delineamento blocos completos casualizados definidos pelo peso vivo (PV). As dietas isonitrogenadas (15% de proteína bruta) continham concentrações semelhantes de FDN (52%). O tratamento controle foi composto de 70% de feno na matéria seca (MS) da dieta, sendo a FDN proveniente do feno substituída em 33%, 67% e 100% pela FDN proveniente da CS, correspondendo a 0, 25, 52 e 77% de CS na MS da dieta de cada tratamento, respectivamente. Houve aumento linear (p < 0,01) no consumo de matéria seca e consumo de matéria orgânica (MO) nas unidades kg dia-1 e % do PV com a inclusão da CS. A digestibilidade da MO apresentou efeito quadrático (p < 0,05) com a inclusão de CS, enquanto a digestibilidade da proteína bruta apresentou decréscimo linear (p < 0,0001). Efeito quadrático foi também observado nas digestibilidades da FDN (p < 0,05) e da fibra em detergente ácido (p < 0,01). As retenções de N, em % do N consumido e % do N absorvido, apresentaram resposta quadrática (p < 0,05) com a adição de CS. Não houve efeito (p > 0,05) da inclusão de CS sobre o consumo de água. A CS pode substituir forragem e ser incluída em até 77% na MS da dieta de cordeiros, apresentando valores satisfatórios de digestibilidade dos nutrientes. (AU)

Processo FAPESP: 04/04771-2 - Atividade ovariana pos-parto, producao e composicao do leite em resposta a substituicao do feno de "coastcross" (cynodon sp.) pela casca de soja na alimentacao de ovelhas da raca santa ines.
Beneficiário:Alexandre Vaz Pires
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 04/04770-6 - Atividade ovariana pos-parto, producao e composicao do leite em resposta a substituicao do feno de "coastcross" (cynodon sp.) pela casca de soja na alimentacao de ovelhas da raca santa ines.
Beneficiário:Rafael Canonenco de Araujo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado