Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Fernanda de Freitas [1] ; José Marcelino de Rezende Pinto [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Pesqui.; v. 50, 2024-02-12.
Resumo

Resumo O artigo analisa as condições de oferta e financiamento da educação em quatro municípios localizados na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), interior do Estado de São Paulo, selecionados com base em critérios que buscam abranger a diversidade da região. Dessa forma, os municípios contam com diferentes portes populacionais e socioeconômicos, além de distintas capacidades de geração de receita e padrões de oferta educacional. Foram analisados indicadores como a divisão de responsabilidades no atendimento, o gasto por aluno, a taxa de atendimento, a razão de alunos por turma e a remuneração docente média, considerando o período de vigência inicial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 e 2020. Os resultados apontam, sobretudo, para as desigualdades no contexto da RMRP, ao passo que evidenciam a complexidade associada às políticas de financiamento da educação e à articulação entre o gasto/aluno e as variáveis analisadas. De todo modo, constatou-se uma relação entre o maior gasto por aluno associado à maior remuneração, menor razão alunos/turma e menor participação no atendimento. O estudo permitiu, ainda, ampliar a análise e discutir as nuances que envolvem o Novo Fundeb, em especial no que se refere à complementação Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT), indicando potencialidades e fragilidades. Destacou-se, como fragilidade, a manutenção de um problema estrutural, que desconsidera os efeitos da ausência de economia de escala em municípios pequenos. (AU)

Processo FAPESP: 20/11911-8 - Uma análise do gasto por aluno e do atendimento educacional em um grupo de municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto no período do Fundeb (2007-2020)
Beneficiário:Bárbara Fernanda de Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica