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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

pesquisas e{m} (de)c[o/a]mposição

Texto completo
Autor(es):
Jorge Isidro Orjuela-Bernal [1] ; Ronilce Maira Garcia Lopes [2] ; Roger Miarka [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unesp - Brasil
[2] Unesp - Brasil
[3] Unesp - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 38, 2024-05-27.
Resumo

Resumo Com a pergunta: o que podepede um campo na pesquisa em educação matemática?, a proposta deste artigo é operar com a produção de dados de duas pesquisas de doutorado que envolveram trabalho de campo imersivos, em uma comunidade indígena Kaiowá-Guarani, no estado de Mato Grosso do Sul, e em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no estado do Paraná, compreendendo esse conjunto como um plano de composição, possibilitado pelo encontro entre campo e pesquisador. A proposta é operar rastros desses dois trabalhos de campo junto à Educação Matemática, com intercessores de diferentes espaços de conhecimento e de vivência, que incluem a filosofia da diferença, a literatura e a visualidade, para produzir uma cartografia que busca compor uma narrativa para conceber o campo com um plano de composição possível para a pesquisa em Educação Matemática, que a desloque de uma concepção representativa para uma concepção inventiva e comprometida com os grupos com os quais trabalha. (AU)

Processo FAPESP: 18/24911-6 - E[e]tnomatemática e produção de subjetividades: modos de vida criados e afirmados por indígenas que se formaram em cursos de ensino superior e retornaram à sua comunidade no Brasil
Beneficiário:Jorge Isidro Orjuela Bernal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado