Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Lutas pela terra, mulheres e violências:aproximações e distanciamentos desde as indígenas Guarani e Kaiowa, as posseiras de Trombas e Formoso e as mulheres dos faxinais de Pinhão

Texto completo
Autor(es):
Dibe Ayoub [1] ; Lauriene Seraguza [2] ; Maiara Dourado [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal Fluminense - Brasil
[2] Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Antropol.; v. 67, 2024-06-14.
Resumo

resumo Lutas pela terra são parte expressiva das vidas de povos indígenas, camponeses e comunidades tradicionais no Brasil. Esses conflitos são organizados com o gênero, diferenciando lugares, corpos e formas de atuação de homens e mulheres. Neste artigo, traçamos um diálogo entre as experiências vividas por mulheres Kaiowa e Guarani, por posseiras em Trombas e Formoso, e por mulheres em faxinais do Paraná, a fim de discutir como elas se conduzem nessas disputas e cultivam potências que as habilitam a segurar ou retomar terras. Destaca-se a centralidade da casa como entidade viva, lugar de conexão de corpos e terras, que participa dos conflitos e sofre violências. Argumenta-se que as agências das mulheres refletem a intimidade das lutas, e entrelaçam o gênero como forma de ordenamento de projetos de colonização e expansão do agronegócio, e como forma de organização dos modos de vida de indígenas e posseiras. (AU)

Processo FAPESP: 16/12736-0 - Misturados na terra: uma etnografia da luta do povo de Trombas e Formoso (GO)
Beneficiário:Maiara Dourado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 17/09129-7 - Kuña Reko: as mulheres e a política, a cosmologia e o parentesco entre os Guarani
Beneficiário:Lauriene Seraguza Olegário e Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado