Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Computer-assisted Telephone Interviewing (CATI): usando telefone para a obtenção de informações sobre saúde reprodutiva

Texto completo
Autor(es):
Cecatti, Jose Guilherme [1, 2] ; Camargo, Rodrigo P. S. [1] ; Pacagnella, Rodolfo Carvalho [1] ; Giavarotti, Thais [1] ; Souza, Joao Paulo [1] ; Parpinelli, Mary Angela [1, 2] ; Duarte Osis, Maria Jose [1, 2]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Campinas, Fac Ciencias Med, BR-13083884 Campinas, SP - Brazil
[2] Ctr Pesquisas Saude Reprod Campinas, Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 27, n. 9, p. 1801-1808, SEP 2011.
Citações Web of Science: 7
Resumo

O objetivo foi avaliar a facticidade do telefone como um método de obtenção de informações sobre saúde reprodutiva no Brasil (CATI). Um total de 998 mulheres elegíveis a um estudo foi selecionado para responder um questionário por telefone com o auxílio de computador e aplicado por entrevistadoras treinadas. Os resultados de cada tentativa de contato estão descritos. A diferença entre os grupos foi avaliada pelo teste qui-quadrado. O contato telefônico foi feito em 60,3% e 57,5% completaram a entrevista. A taxa de sucesso melhorou com a diminuição do tempo entre a hospitalização e a entrevista e com a quantidade de números de telefone disponível. Um total de 2.170 chamadas foi feito, de 1 a 16 tentativas por mulher. A maioria das chamadas adicionais foi em razão de a linha estar ocupada ou de a mulher não ter disponibilidade naquele momento. O CATI pode ser um procedimento útil para obtenção de informações em saúde reprodutiva entre mulheres brasileiras, especialmente se dirigido a eventos relativamente recentes e quando mais de um número alternativo de telefone está disponível. (AU)

Processo FAPESP: 07/00290-8 - Estudo para validação do questionário de morbidade materna grave
Beneficiário:José Guilherme Cecatti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular