Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

APLICABILIDADE DE UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO VOLTADO À MEMÓRIA ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

Texto completo
Autor(es):
Ieda Pelógia Martins Damian [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Departamento de Educação, Informação e Comunicação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Encontros Bibli; v. 29, 2024-10-28.
Resumo

RESUMO Objetivo: Damian e Moro-Cabero (2020) desenvolveram um modelo de gestão de conhecimento voltado à memória organizacional, cuja aplicabilidade foi verificada em organizações espanholas. Com o intuito de aumentar a eficácia e abrangência do modelo proposto pelas autoras, o objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade deste modelo em organizações brasileiras. Método: foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os conceitos trabalhados, além de entrevistas com gestores de organizações de serviços de Ribeirão Preto, São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada como descritiva e exploratória, cujo universo de pesquisa são as empresas do setor de serviços de Ribeirão Preto. Como metodologia da pesquisa foi utilizada a técnica qualitativa da análise de conteúdo. Resultado: Verificou-se que a gestão do conhecimento se encontrava em fase inicial nas organizações pesquisadas, com muitos aspectos que precisavam ser trabalhados, como liderança e descarte de conhecimento. Diante dos contextos organizacionais analisados, o uso de um modelo de implantação da gestão do conhecimento é recomendável. Conclusões: O modelo de gestão do conhecimento de Damian e Moro-Cabero (2020) não é apenas aplicável ao contexto das organizações brasileiras pesquisadas, mas muito necessário e com muito potencial para contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Se reforça a importância da análise e adequação situacional dos fatores críticos de sucesso da gestão do conhecimento presente no modelo analisado, bem como o desenvolvimento da memória organizacional. (AU)

Processo FAPESP: 21/13771-1 - Gestão do conhecimento voltada à memória organizacional: um estudo comparativo entre organizações brasileiras e espanholas
Beneficiário:Ieda Pelogia Martins Damian
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular