Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Currículo paulista em transição: um estudo comparativo de sua implementação em 2008 e 2020 ,

Texto completo
Autor(es):
Anike A. Arnaud [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Pesqui.; v. 50, 2024-11-04.
Resumo

Resumo Desde a divulgação da Proposta Curricular Paulista em 2008, a organização curricular da rede de ensino paulista passou por várias mudanças, com a Secretaria de Educação do estado implementando diversas ações para garantir a efetivação do Currículo no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais estratégias adotadas pela Secretaria da Educação de São Paulo na implementação do Currículo Paulista em 2008 e em 2020. Os dados foram obtidos por meio de uma revisão da literatura, que abrangeu publicações relacionadas à implementação da Proposta Curricular desde 2007, bem como a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em escolas da rede paulista de ensino, que investigou a implementação do Currículo Paulista a partir de 2020. A pesquisa empírica foi realizada em uma perspectiva longitudinal, acompanhando professores de Química e gestores de duas escolas básicas durante cinco anos. Os dados produzidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se que a implementação do Currículo Paulista pelo governo do estado de São Paulo envolveu o uso contínuo de estratégias, como materiais padronizados, mudanças na figura do Professor Coordenador, ênfase na conexão entre o currículo e a avaliação do Saresp. No contexto da implementação do Currículo Paulista em 2020, a estratégia da Secretaria de Educação do estado de São Paulo envolveu a falta de informações prévias, fomentando sensação de incerteza e dificultando a resistência dos professores, além do uso do Centro de Mídias da Educação como um guia curricular, permitindo maior controle do estado sobre o conteúdo educacional oferecido aos estudantes. (AU)

Processo FAPESP: 13/07937-8 - Redoxoma
Beneficiário:Ohara Augusto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs
Processo FAPESP: 19/15461-0 - Base Nacional Comum Curricular: um estudo de caso acerca da implementação em escolas básicas da cidade de São Paulo com foco no conteúdo redox
Beneficiário:Anike Araujo Arnaud
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado