Busca avançada
Ano de início
Entree

Os PCNLP e o ensino da escrita: uma análise sobre as propostas de produção textual em livros didáticos das 4ª e 5ª séries no Ensino Fundamental

Processo: 11/02571-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Tatiane Portela Vinhal
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita   Livro didático

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) apontam alternativas e aspectos para uniformizar o ensino da leitura e escrita em todo o território nacional. Assim, eles vêm a atender expectativas pedagógicas que abrangem os conteúdos a serem ensinados; os objetivos do ensino da leitura e da escrita para cada ciclo; a relação entre professor-aluno; e a relação dos professores com os materiais didáticos. Neste trabalho serão estudados os objetivos elencados por esse documento para o ensino da produção de texto através da utilização do manual didático. Para isso, elegeu-se estudar os livros didáticos da 4ª e 5ª série do ensino fundamental, já que esse período se configura pela transição tanto política, quanto pedagógica. Dessa maneira, o presente projeto de pesquisa pretende analisar as propostas de produção de textos escritos dos livros didáticos dessas séries, usando como critério as habilidades que os alunos devem adquirir, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Com isso, espera-se verificar se o ensino da produção textual, por meio desse material, aproxima o conhecimento escolar da realidade dos educandos, ou seja, se essas atividades de escrita na escola abrangem às funções sociais que os textos possuem fora do ambiente escolar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VINHAL, Tatiane Portela. A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula : dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente PrudenteSP. 2013. 146 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.