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A produção textual na escola e a prática docente na sala de aula : dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª série de Presidente PrudenteSP

Texto completo
Autor(es):
Tatiane Portela Vinhal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Betanea Platzer; Odilon Helou Fleury Curado
Orientador: Renata Junqueira de Souza
Resumo

Este estudo está vinculado à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Presidente Prudente/SP e por essa razão, preocupa-se em investigar os processos educativos, em particular, o ensino da escrita nas 4as e 5as séries mediante a análise dos materiais didáticos e a prática docente. Para isso vale resgatar as profundas mudanças que ocorreram no ensino do país a partir dos anos 1980, tais alterações refletiram na educação no que tange à política e às concepções que começaram permear as práticas escolares. No campo político, temos em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases que norteia a educação nacional e fomenta a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997. Esse documento torna-se referência para todas as escolas públicas nacionais. Na esfera educacional, novas perspectivas conduzem os pesquisadores a refletir sobre a escola que se tem e a instituição que se quer. Dessa maneira, temos o sociointeracionismo, que apesar de ser anterior a essa época, torna-se uma abordagem recorrente, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. Entre as características marcantes dessa concepção está a linguagem como atividade interacional em um contexto histórico e sociocultural. Em virtude disso, o texto passa a desempenhar um papel crucial, uma vez que nele se constitui a interação dos sujeitos que o realizam para determinado fim e a escrita é uma de suas manifestações... (AU)

Processo FAPESP: 11/02571-0 - Os PCNLP e o ensino da escrita: uma análise sobre as propostas de produção textual em livros didáticos das 4ª e 5ª séries no Ensino Fundamental
Beneficiário:Tatiane Portela Vinhal
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado