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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

AUTORIDADE E AUTONOMIA NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Texto completo
Autor(es):
José Leon Crochick [1] ; Dora Serrer Rufo [2] ; Fabiane Reginaldo [3] ; Murilo Antonio Paschoaleto [4] ; Rodrigo Pucci [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Instituto Singularidades de São Paulo - Brasil
[2] Rede Municipal de Educação de São Paulo
[3] Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo
[4] Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
[5] Psicólogo clínico e educacional
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 46, 2025-01-13.
Resumo

RESUMO Com base na obra “A personalidade autoritária”, de Adorno et al. (1950), sobre a relação entre indivíduos predispostos ao preconceito e à defesa de regimes sociais autoritários, este artigo analisa resultados de pesquisa realizada em três escolas do ensino público paulistano, para verificar, em estudantes, a existência de dois tipos de heteronomia em relação à autoridade escolar: adesão rígida à autoridade ou sua negação, e se a primeira tem relação com a defesa rígida de valores morais e a outra, com uma forma mais ampla de violência. Aplicou-se a 89 alunos do 7º ano duas escalas: a Escala F, criada por Adorno e colaboradores, para avaliar o grau de predisposição à violência moral e formas de violência mais genéricas, e outra para saber da autonomia dos alunos frente à autoridade do professor. Constatou-se haver as duas formas de heteronomia previstas: uma delas se relaciona com a defesa rígida de valores morais, a outra se associa com essa defesa, mas também com uma forma mais ampla de violência, o que indica uma preocupante formação de indivíduos que possam defender um sistema antidemocrático. (AU)

Processo FAPESP: 19/13579-3 - Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública
Beneficiário:José Leon Crochíck
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público