Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fluxos produtivos globais da saúde: elementos para a construção do mapa dos complexos industriais da saúde no mundo

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Mendes Antas Jr. [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: GEOUSP; v. 28, n. 3 2025-01-13.
Resumo

Resumo O artigo parte do pressuposto de que os circuitos espaciais produtivos apresentam dinâmicas globais, conforme assevera Milton Santos (1988), construídas pela articulação entre lugares e regiões das diferentes formações socioespaciais que constituem o atual sistema mundo. Essa dinâmica transfronteiriça se estabelece pela imposição das temporalidades hegemônicas dos agentes globais, especificamente aquelas que usam a simultaneidade instrumental para fins de acumulação capitalista. Na produção industrial, essa prática espacial das empresas se atinge, entre outros modos, pela troca de insumos produtivos entre países que detêm os mesmos ramos industriais, e aqui tratamos daqueles que constituem o complexo industrial da saúde. É por meio da análise desses fluxos de insumos produtivos e produtos acabados que se podem criar indicadores e estimar os países detentores de tais complexos. (AU)

Processo FAPESP: 22/00180-8 - Do complexo industrial-militar ao complexo industrial da saúde: a geopolítica dos Estados nacionais na produção técnico-científica para o combate ao novo Coronavírus
Beneficiário:Ricardo Mendes Antas Jr
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular