Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A suplementação com ácido linoléico conjugado reduziu a gordura corporal em ratos Wistar

Texto completo
Autor(es):
Adriana Prais Botelho [1] ; Lilia Ferreira Santos-Zago [2] ; Soely Maria Pissini Machado Reis [3] ; Admar Costa de Oliveira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos
[4] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION; v. 18, n. 4, p. 561-565, 2005-08-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Nutrição
Assunto(s):Nutrição experimental   Suplementação alimentar
Resumo

O ácido linoléico conjugado, um conjunto de isômeros geométricos e de posição do ácido linoléico, vem sendo muito estudado devido ao seu efeito sobre a composição corporal, promovendo redução da massa gorda. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com ácido linoléico conjugado sobre a composição corporal de ratos Wistar saudáveis em crescimento. Um total de 40 ratos, divididos em quatro grupos, foram suplementados diariamente durante três semanas com AdvantEdge® ácido linoléico conjugado (EAS TM) nas concentrações 1,0%, 2,0% e 4,0% sobre o consumo diário de dieta, constituindo, respectivamente, os grupos AE1, AE2 e AE4, e com ácido linoléico na concentração de 2% sobre o consumo diário de dieta, constituindo o grupo-controle. Os animais foram suplementados por meio de entubação orogástrica. Para a avaliação da composição corporal centesimal foi removido o conteúdo intestinal para obtenção da carcaça vazia. Em seguida, a carcaça foi congelada em nitrogênio líquido, fatiada, liofilizada, moída e armazenada a -25°C, até o momento das determinações de umidade, cinzas, proteína bruta e gordura. O grupo AE1 apresentou maior consumo de dieta e ganho de peso, mas não diferiu quanto à eficiência alimentar dos demais grupos (p< 0,05). Em relação à composição corporal, constatou-se redução dos teores de gordura corporal dos grupos AE2 (11,2%) e AE4 (11,6%), quando comparados ao teor do grupo-controle (13,9%). A suplementação com ácido linoléico conjugado nas concentrações de 2,0% e 4,0% sobre o consumo diário de dieta promoveu redução de gordura corporal de 18,0% nos ratos Wistar. (AU)

Processo FAPESP: 03/07648-4 - A suplementacao de acido linoleico conjugado e o perfil lipidico, composicao corporal, peroxidacao lipidica em ratos.
Beneficiário:Admar Costa de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular