Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de danos mecânicos causados em banana "Nanicão" durante as etapas de beneficiamento, transporte e embalagem"

Texto completo
Autor(es):
Juliana Sanches ; Paulo A. M. Leal [2] ; José H. Saravali [3] ; Silvia Antoniali [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 24, n. 1, p. 195-201, 2004-04-00.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Assunto(s):Embalagens de alimentos   Banana   Musa
Resumo

Este estudo teve como objetivo a avaliação de danos mecânicos ocorridos na banana "Nanicão" durante o processo de beneficiamento, transporte, embalagem e distribuição, identificando os prováveis pontos críticos. Avaliaram-se os danos mecânicos causados após o transporte, despistilagem e primeira despenca; limpeza e classificação; acondicionamento nas embalagens e transporte, e amadurecimento. As embalagens estudadas foram: embalagem de madeira torito (18 kg), madeira tipo ½ caixa (13 kg) e papelão (18 kg). Verificou-se que, na etapa de acondicionamento e transporte das frutas até o centro de distribuição, duplicaram os defeitos leves e os defeitos graves quintuplicaram, causando podridões após a climatização. A embalagem de papelão não suportou o empilhamento e apresentou deformações, que resultaram no amassamento das frutas que estavam nas embalagens inferiores e no aumento significativo dos defeitos graves. As frutas acondicionadas nas embalagens envolvidas pelo plástico bolha apresentaram menos danos graves quando comparadas às demais embalagens, sem o plástico. (AU)

Processo FAPESP: 01/00275-2 - Avaliação da qualidade pós-colheita de bananas (Musa covendishii) variedade Nanicão, utilizando tecnologia do frio e embalagens
Beneficiário:Paulo Ademar Martins Leal
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular