Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Duas amplificações sequenciais por PCR para detecção de Schistosoma mansoni em amostras de fezes com baixa carga parasitária

Texto completo
Autor(es):
Carvalho do Espirito-Santo, Maria Cristina [1] ; Alvarado-Mora, Monica Viviana [2] ; Silva Pinto, Pedro Luiz [3] ; Carrilho, Flair Jose ; Rebello Pinho, Joao Renato [2] ; Borges Gryschek, Ronaldo Cesar [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sch Med, Dept Infect & Parasit Dis, Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Sch Med, Lab Gastroenterol & Hepatol, Inst Trop Med, Dept Gastroenterol, Sao Paulo - Brazil
[3] Adolfo Lutz Inst, Enteroparasitosis Sect, Parasitol & Mycol Div, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo; v. 54, n. 5, p. 245-248, SEP-OCT 2012.
Citações Web of Science: 6
Resumo

A esquistossomose constitui grande problema de saúde pública, sendo que estimativas apontam para 200 milhões de pessoas infectadas no mundo e 700 milhões de pessoas em áreas de risco. No Brasil, existem áreas de alta, média e baixa endemicidade. Estudos demonstram que nas áreas endêmicas de baixa prevalência da infecção, a reduzida sensibilidade dos métodos parasitológicos torna-se evidente. Isto dificulta o diagnóstico, pela presença de resultados falso-negativos. O objetivo deste estudo foi a padronização de um protocolo de reamplificação da PCR (Re-PCR) para a detecção de Schistosoma mansoni em amostras com menos de 100 ovos por grama (opg) de fezes. Foram utilizados três métodos para ruptura dos envoltórios dos ovos de S. mansoni e duas técnicas de extração de DNA foram aplicadas. O DNA extraído foi quantificado e os resultados sugerem que a técnica de extração de melhor produtividade foi a que associa esferas de vidro a uma solução de isotiocianato de guanidina/fenol/clorofórmio (GT). Aplicou-se a Re-PCR, que demonstrou sensibilidade para a detecção de cinco ovos/500 mg de fezes artificialmente marcadas. Assim, essas novas ferramentas são potencialmente aplicáveis nas infecções por S. mansoni com baixa carga parasitária. (AU)

Processo FAPESP: 10/52615-0 - Estudo comparativo de metodos diagnosticos da esquistossomose mansoni em areas de baixa transmissao e prevalencia.
Beneficiário:Ronaldo Cesar Borges Cryschek
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 07/53457-7 - Estudo da variabilidade genotípica dos vírus das Hepatites B e C na Colômbia
Beneficiário:João Renato Rebello Pinho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 08/50461-6 - Estudo da variabilidade genotípica dos vírus da Hepatite B e Hepatite C na Colômbia
Beneficiário:Monica Viviana Alvarado Mora
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto