Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de programa para reduzir dores nas costas em trabalhadores de enfermagem

Texto completo
Autor(es):
Neusa Maria C Alexandre [1] ; Marco Antonio A de Moraes [2] ; Heleno R Corrêa Filho [3] ; Silvia Angélica Jorge [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Enfermagem - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Centro de Saúde da Comunidade - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Preventiva e Social - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas. Hospital das Clínicas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 35, n. 4, p. 356-361, 2001-08-00.
Resumo

OBJETIVO: Avaliar o efeito de um programa na redução de dores nas costas em auxiliares de enfermagem. MÉTODOS: Participaram do estudo auxiliares de enfermagem com menos de 50 anos de idade, do sexo feminino, de um hospital universitário e que apresentavam dores nas costas por um período mínimo de 6 meses. O programa envolveu parte educativa, com abordagem ergonômica, e a realização de exercícios executados durante o horário de trabalho, duas vezes por semana, em um período de quatro meses. As participantes foram divididas aleatoriamente em grupo tratado e grupo controle. A intensidade das dores foi avaliada pela escala visual analógica. Foram utilizados os testes t de Student ou de Wilcoxon, para amostras independentes e os testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher, para as categóricas. Para comparar as proporções do início e final do programa utilizou-se o teste de McNemar. RESULTADOS: Ocorreu diminuição estatisticamente significativa na freqüência de dor cervical durante os últimos dois meses e durante a ultima semana no grupo tratado. Houve também redução na intensidade da dor cervical em ambos os períodos (2 meses; 7 dias) e da dor lombar na última semana. CONCLUSÕES: O estudo sugere que programa regular de exercícios, acompanhado por abordagem instrucional ergonômica, pode reduzir sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadores de enfermagem. (AU)

Processo FAPESP: 97/05744-3 - Avaliacao de um programa para reduzir dores nas costas em trabalhadores de enfermagem de um hospital universitario.
Beneficiário:Neusa Maria Costa Alexandre
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular