Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de linhas de beneficiamento e impactos de queda na qualidade de caqui "Rama Forte"

Texto completo
Autor(es):
Silvia R. de T. Valentini [1] ; Marcos D. Ferreira ; Márcia E. Atarassi [3] ; Eliane A. Benato [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Tecnologia de Alimentos
[3] Unicamp. Faculdade de Engenharia Agrícola
[4] Instituto de Tecnologia de Alimentos
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 29, n. 4, p. 642-655, 2009-00-00.
Resumo

O manuseio inadequado e excessivo de frutas e de hortaliças causa alta incidência de danos físicos e, consequentemente, perdas pós-colheita. O objetivo deste trabalho foi avaliar a magnitude de impacto em linhas de beneficiamento e classificação para caqui "Rama Forte" e determinar, em laboratório, seus limites de impactos. Para a avaliação dos pontos críticos, foi utilizada uma esfera instrumentada de 76 mm de diâmetro (Techmark, Inc., Lansing, EUA), que registrou a magnitude dos impactos em sete equipamentos distintos de quatro unidades de beneficiamento. A determinação de danos físicos foi feita em testes laboratoriais, nos quais a queda dos frutos foi relacionada com a magnitude de impacto, incidência de danos físicos e perdas na qualidade do fruto. Nas linhas de beneficiamento, os valores de impactos encontrados variaram de 21 a 87 G nos pontos de transferência, e a maioria dos impactos registrados (acima de 94%) durante a passagem pela linha foram de valores de até 50 G. Alturas de queda a partir de 20 cm causaram aumento na perda de massa do caqui no sexto dia de armazenamento, em temperatura ambiente. As quedas de 20 e 30 cm causaram maior escurecimento da casca (menores valores de L), associada à redução da intensidade da cor (chroma). O impacto não causou efeito nas características químicas da polpa do fruto. (AU)

Processo FAPESP: 03/06445-2 - Manuseio, embalagem e conservação de caqui com aplicação de APPCC (análise de perigos e pontos cítricos de controle) visando à segurança do alimento para o consumidor
Beneficiário:Eliane Aparecida Benato Rodrigues da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas