Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Perfil familial da fluência da fala: estudo linguístico, acústico e eletromiográfico

Texto completo
Autor(es):
Claudia Regina Furquim de Andrade [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pró-Fono R. Atual. Cient.; v. 22, n. 3, p. 169-174, 2010-09-00.
Resumo

TEMA: fatores genéticos como possíveis responsáveis pela gagueira. OBJETIVO: identificar o perfil familial da fluência da fala - aspectos linguísticos, eletromiográficos e acústicos - em crianças com e sem história familiar próxima para a gagueira. MÉTODO: participaram do estudo 127 indivíduos, 32 crianças (probandos) e 95 membros da família imediata (pai, mãe, irmãs e irmãos) divididos em dois grupos: GI (CCG): 17 probandos com diagnóstico de gagueira; 17 pais, 17 mães, 10 irmãos e 13 irmãs; e GII (CSG): 15 probandos fluentes; 15 pais, 15 mães, 0 irmãos e 8 irmãs. Todos os procedimentos de testagem foram aplicados em todos os participantes: 1. Coleta das tipologias das rupturas; 2. Coleta eletromiográfica; 3. Coleta acústica. RESULTADOS: foi encontrado o percentual de 41,1% de mães afetadas; 35,3% de pais afetados; 16,7% de irmãs afetadas e 40 % de irmãos afetados. Foi observada similaridade na tipologia das rupturas da fala em todos os afetados de uma mesma família, mesmo havendo uma tendência a maior gravidade do distúrbio nos probandos. Foi encontrada similaridade na ativação muscular para as taxas de diadococinesia em todos os afetados de uma mesma família. Sugere-se um padrão motor para a fala, numa relação passível de ser mensurada pala captação da ativação muscular periférica, dentro de uma mesma família. Foi encontrada similaridade na variação acústica para as taxas de diadococinesia em todos os afetados de uma mesma família. CONCLUSÃO: esta pesquisa se caracteriza como uma primeira proposta de estudo endofenotípico da gagueira, em dois aspectos: critérios objetivos de inclusão e tipo de sintomatologia manifesta da gagueira. (AU)

Processo FAPESP: 06/06026-8 - Perfil familial da fluência da fala: estudo linguístico, acústico e eletromiográfico
Beneficiário:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 07/00565-7 - Perfil familial da fluência da fala - resposta eletromiográfica para: repouso, tensão labial máxima e mínima em crianças e familiares sem antecedentes de histórico familiar direto para gagueira
Beneficiário:Joel Vieira de Lima Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 06/51104-7 - Perfil familial da fluencia da fala - resposta eletromiografica para: repouso, tensao labial maxima e minima.
Beneficiário:Talita Maria Fortunato-Tavares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica