Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de vizinhança: uma nova abordagem para avaliar a rede proposicional de mapas conceituais

Texto completo
Autor(es):
Camila Aparecida Tolentino Cicuto [1] ; Paulo Rogério Miranda Correia [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física; v. 34, n. 1, p. 1-10, 2012-03-00.
Resumo

A análise detalhada de Mapas Conceituais (MCs) pode revelar informações latentes que não são percebidas a partir da mera leitura do seu conjunto de proposições. O presente trabalho tem como objetivo propor a Análise de Vizinhança (AViz) como uma forma inovadora de avaliar os MCs obtidos em sala de aula. A seleção de um Conceito Obrigatório (CO) permite ao professor verificar como os alunos o relacionam com outros conceitos, os quais são classificados como Conceitos Vizinhos (CVs). As proposições estabelecidas entre o CO e os CVs são suficientes para indicar o nível de compreensão do aluno sobre o tema mapeado. MCs (n = 69) sobre mudanças climáticas formam o primeiro conjunto de dados empíricos que ratifica o potencial da AViz. O CO selecionado foi dispersão, a fim de avaliar se os alunos conseguem relacionar esse fenômeno físico com o caráter global desse problema ambiental. Os padrães identificados a partir da AViz sugerem que, apesar de serem submetidos a uma mesma sequência didática, nem todos os alunos conseguiram utilizar o CO de forma adequada. Isso pode ser explicado a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que destaca o papel fundamental dos conhecimentos prévios no processo de assimilação de novas informações. (AU)

Processo FAPESP: 11/09941-7 - 14th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior
Processo FAPESP: 06/03083-0 - Concept maps as tools for assessing the merge of disciplinary knowledge during chemistry classes at high school.
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior
Processo FAPESP: 08/04709-6 - From theory to practice: the foundations for training students to make collaborative concept maps
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior