Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aplicação de danos mecânicos em abacates e seus efeitos na qualidade dos frutos

Texto completo
Autor(es):
Juliana Sanches [1] ; José F. Durigan [2] ; Maria F. B. Durigan [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico. Centro de Engenharia e Automação
[2] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Tecnologia
[3] UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Departamento de Tecnologia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 28, n. 1, p. 164-175, 2008-03-00.
Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação de danos mecânicos por impacto, compressão e corte em abacates 'Geada'. O trabalho consistiu em duas etapas: na primeira, o impacto foi aplicado deixando-se os frutos caírem, em queda livre, de 1,5 m a 3,0 m, com intervalo de 0,5 m; na compressão, os frutos sofreram a ação dos pesos: 6 kg por 12 horas e 12 kg por 6 horas. Para os cortes, foram realizados quatro cortes com 80 mm de comprimento e 4 mm de profundidade. Na segunda etapa, para a compressão, utilizou-se peso de 12 kg por tempo maior (24 h). No impacto, foi aplicada queda de 2,0 m, e os cortes, realizados da mesma maneira que na primeira etapa. Os efeitos de cada dano foram avaliados nos frutos armazenados sob condição ambiente quanto à coloração, perda de massa fresca e teores de sólidos solúveis e de acidez titulável. Queda de alturas maiores que 2,0 m levaram os frutos a rachaduras. Até 2,0 m de altura, formaram-se fissuras ao redor do caroço, que foram preenchidas por filamentos de aspecto duro e não se tornou visível externamente. O abacate não se mostrou suscetível à aplicação das compressões 6 kg/12 h e 12 kg/6 h, mas o tratamento 12 kg/24 h fez com que a casca apresentasse coloração verde mais escura durante três dias. Os cortes provocaram cicatrizes na casca. (AU)

Processo FAPESP: 02/08828-3 - Detecção de injúrias mecânicas em abacates Hass e Prince usando-se tomografia de ressonância magnética e efeitos fisiológicos destas injúrias
Beneficiário:Juliana Sanches de Laurentiz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado