Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Gradientes de diversidade nas comunidades de peixes da bacia do rio Iguatemi, Mato Grosso do Sul, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Yzel Rondon Súarez [1] ; Miguel Petrere Júnior [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. GASLAB. Laboratório de Ecologia
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Depto de Ecologia
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 96, n. 2, p. 197-204, 2006-06-00.
Resumo

Com o objetivo de verificar a importância da variação longitudinal, sazonal e a influência das características físicas e químicas da água sobre a diversidade de espécies de peixes realizamos amostragens trimestrais, entre Novembro/1999 e Agosto/2000, em três pontos amostrais no rio Jogui e oito pontos amostrais no rio Iguatemi-MS. A variação longitudinal foi mais importante que a variação sazonal na determinação da riqueza e número de indivíduos no rio Jogui, no entanto, a equitabilidade não apresentou diferença significativa sazonal ou longitudinal. No rio Jogui 78,3% da variação na riqueza de espécies, 81,6% no número de indivíduos e 41,1% na equitabilidade foram explicadas pelas características físicas e químicas da água. No rio Iguatemi nós não detectamos diferenças estatisticamente significativas longitudinais ou sazonais nos descritores analisados das comunidades nem influência significativa dos fatores ambientais. (AU)

Processo FAPESP: 99/07719-1 - Estrutura das comunidades de peixes sob diferentes níveis de impacto ambiental na Bacia do Rio Iguatemi - MS
Beneficiário:Miguel Petrelli Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular