Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo Comparativo de Sistemas de Bebedouros na Qualidade Microbiológica da Água Consumida por Frangos de Corte

Texto completo
Autor(es):
APGS Valias [1] ; EN Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNICAMP. Faculdade de Medicina Veterinária Octávio Bastos
[2] UNICAMP. Depto. de Tecnologia de Alimentos
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Poultry Science; v. 3, n. 1, p. 83-89, 2001-01-00.
Resumo

Dois sistemas de bebedouros utilizados na criação avícola, pendular e chupeta (nipple), foram estudados objetivando avaliar a qualidade microbiológica da água fornecida às aves, em relação à presença de coliformes totais e fecais, aeróbios mesófilos, bolores e leveduras. Realizaram-se coletas de água no primeiro, 14, 28 e 42 dias de idade, sendo os dias de amostragem divididos em três períodos, de acordo com o horário de limpeza dos bebedouros pendulares: primeira, antes da limpeza; segunda, logo após a limpeza e terceira, ao meio dia. Os bebedouros avaliados apresentaram índices de contaminação em relação ao NMP de coliformes fecais acima dos limites estabelecidos pela Portaria do MS-Brasil. As contagens para UFC de bolores e leveduras obtidas para bebedouros pendulares apresentaram índices de contaminação maiores do que os chupeta. Em uma segunda etapa do estudo, foi avaliado o efeito da cloração constante sobre a qualidade microbiológica da água, usando os mesmos parâmetros anteriores. Foram instaladas bombas dosadoras de cloro em cada galpão reguladas para manter concentração de 2mg/L de cloro residual livre. A cloração contínua da água melhorou a qualidade microbiológica em relação ao NMP de coliformes totais e fecais nos bebedouros avaliados. Quanto aos aeróbios mesófilos, os bebedouros apresentaram-se fora dos padrões estabelecidos pela Portaria MS-Brasil, sendo o chupeta o que apresentou melhor desempenho. O bebedouro chupeta apresentou índices de contaminação da água inferiores aos apresentados pelos pendulares. Mesmo assim, foram considerados fora dos padrões para água potável. (AU)

Processo FAPESP: 97/00285-0 - Qualidade microbiologica da agua consumida por frangos de corte mantidos em dois sistemas de bebedouros.
Beneficiário:Edir Nepomuceno da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular