Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo normativo e avaliação da influência da idade no potencial evocado auditivo em cães sem raça definida

Texto completo
Autor(es):
M.I.P. Palumbo [1] ; L.A.L. Resende [2] ; A.S. Borges [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unesp. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
[2] Unesp. Faculdade de Medicina de Botucatu
[3] Unesp. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 65, n. 3, p. 934-937, 2013-06-00.
Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar estudo normativo dos potenciais evocados auditivos obtidos de 34 cães sem raça definida e avaliar a influência da idade nos resultados obtidos. Os animais foram divididos em dois grupos de diferentes faixas etárias e o potencial evocado auditivo foi realizado com um estímulo de 85dB. O grupo 1 incluiu 16 cães com idades entre um e oito anos e o grupo 2, 18 animais com idades acima de oito anos. O comprimento e o diâmetro da cabeça foram mensurados e não houve diferença estatística entre os dois grupos. No grupo 1, as médias das latências das ondas I, III e V foram: 1,13; 2,64 e 3,45ms; e dos intervalos I-III, III-V e I-V foram 1,51; 0,81 e 2,32ms, respectivamente. No grupo 2, as médias das latências das ondas I, III e V foram 1,15; 2,62 e 3,55ms; e dos intervalos I-III, III-V e I-V foram 1,47; 0,93 e 2,40ms, respectivamente. As latências observadas neste estudo foram semelhantes a estudos prévios realizados por outros autores. Nos grupos etários analisados e nas condições preestabelecidas deste estudo, a idade influenciou a latência da onda V e, consequentemente, modificou os intervalos III-V e I-V, portanto deve-se considerar essa variante na interpretação dos resultados do BAEP em cães. (AU)

Processo FAPESP: 09/12290-8 - Estudo do padrão de normalidade da resposta auditiva evocada de tronco cerebral (BERA) em cães
Beneficiário:Mariana Isa Poci Palumbo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado