Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Gravidez na adolescência: perfil sócio-demográfico e comportamental de uma população da periferia de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Chalem, Elisa ; Mitsuhiro, Sandro Sendin ; Ferri, Cleusa P. ; Barros, Marina Carvalho Moraes ; Guinsburg, Ruth ; Laranjeira, Ronaldo [6]
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 23, n. 1, p. 177-186, jan. 2007.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina
Assunto(s):Gravidez na adolescência   Adolescentes   Demografia   Comportamento sexual
Resumo

Com objetivo de identificar o perfil sócio-demográfico e comportamental de gestantes adolescentes, foram entrevistadas mil adolescentes, admitidas entre 24 de julho de 2001 e 27 de novembro de 2002, em um hospital municipal de São Paulo, Brasil, correspondendo a 24,3% das internações para resolução da gestação. Setenta (7%) adolescentes foram admitidas para curetagem pós-abortamento e 930 (93%), para parturição, com idade média de 17 ± 1,5 anos. A maioria (72,4%) residia próximo ao hospital e 93% pertenciam às classes econômicas C, D e E. Na época da parturição, 627 (67,3%) adolescentes não estudavam. Apenas 23,7% das adolescentes faziam uso de método contraceptivo, 81,2% não tinham planejado a gestação e 80,1% eram primigestas. Dos partos, 67,4% foram vaginais. Dos bebês, 13,3% foram pré-termo e 15, 9%, baixo peso. Durante a gestação, o consumo referido de tabaco, de álcool e de drogas ilícitas foi, respectivamente de 17,3%, 2,8% e 1,7%. Conclui-se que gravidez na adolescência é um fenômeno complexo, associado a fatores econômicos, educacionais e comportamentais, precipitando problemas decorrentes da maternidade precoce. O presente estudo fornece subsídios para políticas públicas de saúde, visando a prevenir a gravidez na adolescência. (AU)

Processo FAPESP: 00/10293-5 - Uso de drogas por gestantes adolescentes
Beneficiário:Ronaldo Laranjeira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático