Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Acompanhamento da evolução dos distúrbios de imagem corporal em pacientes com bulimia nervosa, ao longo do tratamento multiprofissional

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Timerman [1] ; Fernanda Baeza Scagliusi [2] ; Táki Athanássios Cordás [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Sydney - Austrália
[2] Universidade Federal de São Paulo. Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências da Saúde
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY; v. 37, n. 3, p. 113-117, 2010-00-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Medicina
Assunto(s):Bulimia nervosa   Consciência corporal   Imagem corporal
Resumo

OBJETIVO: Aumentar a compreensão sobre os distúrbios da imagem corporal em pacientes com bulimia nervosa e sua evolução após o tratamento multidisciplinar. MÉTODOS: Onze mulheres responderam dois questionários de imagem corporal (Body Attitudes Questionnaire e Escala de Figuras de Stunkard) antes e após o tratamento e preencheram o diário alimentar, utilizado para a análise de sintomas de bulimia nervosa. RESULTADOS: Tanto no pré quanto no pós-tratamento o índice de massa corporal médio se encontrava na faixa de eutrofia. Cerca de 57,0% da amostra teve remissão total dos sintomas de bulimia nervosa. Em relação à imagem corporal, na escala de Stunkard, o tamanho da figura escolhida como ideal aumentou e houve redução da insatisfação corporal após o tratamento. Não houve redução significativa da superestimativa do tamanho corporal, porém no início do tratamento 57,1% das pacientes já não superestimavam seu tamanho. Em relação ao questionário de atitudes, notou-se diminuição das seguintes variáveis: depreciação corporal; sentir-se gorda; sensação de ter gordura nos membros inferiores e importância pessoal do corpo. CONCLUSÕES: O tratamento foi eficaz em alguns aspectos atitudinais, porém deve ser aprimorado em outros, como a distorção perceptual. (AU)

Processo FAPESP: 04/11608-0 - Efeito do tratamento multiprofissional, com abordagem cognitivo-camportamental, sobre disturbios de imagem corporal em bulimicas.
Beneficiário:Fernanda Timerman
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica