Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do esterco de curral na fertilidade do solo, no estado nutricional e na produção da figueira

Texto completo
Autor(es):
Leonel, Sarita [1] ; Damatto Junior, Erval Rafael
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas. - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 30, n. 2, p. 534-539, 2008.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Assunto(s):Ficus   Adubo orgânico animal   Nutrientes minerais do solo
Resumo

Foram avaliados os efeitos de doses de esterco de curral na nutrição e produção da figueira (Ficus carica L.), em Botucatu-SP. Os tratamentos corresponderam a doses de esterco de curral: testemunha (sem adubação), 25 %, 50 %, 75 %, 100 %, 125 % e 150 % da dose recomendada de N. A avaliação do estado nutricional das plantas de figueira foi realizada através de análises de solo e diagnose foliar no pleno florescimento das plantas. A colheita dos frutos estendeu-se do período de dezembro de 2005 a abril de 2006 e com esses dados determinaram-se a produção e a produtividade. A adubação com esterco de curral foi bastante eficaz para suprir as exigências nutricionais da cultura, uma vez que os teores foliares dos principais macro e micronutrientes se encontravam adequados, indicando resultados positivos com relação à produção de frutos. (AU)

Processo FAPESP: 01/04398-1 - Efeitos da adubação orgânica no crescimento, desenvolvimento e produção inicial da figueira (Ficus carica L.)
Beneficiário:Sarita Leonel
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular